MUDANÇA DE HÁBITO: 6 ENTRE 10 BRASILEIROS ESTÃO ISOLADOS, DIZ PESQUISA!

      Como os brasileiros enfrentam a pandemia de coronavírus, que virou o mundo de ponta cabeça? Uma pesquisa mostra que o comportamento dos brasileiros mudou radicalmente: as pessoas estão conscientes da dimensão da crise e preocupadas!  


   A grande maioria dos brasileiros respeita a quarentena e está trabalhando em casa (6 entre 10 pessoas), além de cumprir medidas de prevenção.

   As grandes marcas que quiserem conquistar ou manter a fidelidade de seus clientes, um alerta: 90,5% dos consumidores darão preferência àquelas que façam algo relevante agora. 

  Os dados sobre as expectativas e a nova rotina de trabalho são de um levantamento da Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, em parceria com a plataforma de dados Indico.


   A pesquisa foi feita entre os dias 23 e 24 de março, com mais de 2,4 mil entrevistados em todo o país, 59% da capital paulista, via entrevista online. A margem de significância é de 98% e a de erro, 1,9%. 


  Vamos conhecer os principais resultados?


HOME OFFICE
  25,2% dos entrevistados dos 59,9% que estão em home office dizem que trabalham muito mais do que antes da quarentena.


  Mais de 15% dos brasileiros acredita que não sobreviverá sem faturamento nem por um mês.

ISOLAMENTO
13,57% dos brasileiros estão totalmente isolados; outros 67,90% estão se isolando e evitando contato com as pessoas.
Apenas uma minoria 1,02% continua vivendo normalmente.




SOLUÇÕES FINANCEIRAS
97,8% querem descontos nos impostos agora e pelos próximos meses
Das empresas, 94,64% gostariam que adiassem boletos e eliminassem a cobrança de juros.

SOBREVIVÊNCIA
Apenas 15,34% acreditam que seguram o negócio sem faturamento por três meses,
18,35% por um mês
26,72% não têm previsão de quanto tempo sobreviverão
14,27% quebram em menos de um mês sem faturamento



NOVOS HÁBITOS 
88,1% lavam a mão com mais frequência
86,7% evitam locais públicos
63,8% reduziram visitas a casas de amigos
60,8% evitam comer fora ou em restaurantes 
48,2% olham redes sociais para se manter informados 
13,1% usam máscaras nas ruas  


CONSUMO
A meta é conter gastos e cortar supérfluos:
23,58 dão preferência a alimentos e produtos de higiene
12,81% já estão ou estão quase no vermelho para comprar mantimentos 
21,25% continuam comprando normalmente e apenas 8,23% compram acima do normal.


COMPRAS ONLINE
80,2% só saem em caso de necessidade para comprar
10,81% compram exclusivamente pela internet


NOVOS FORMATOS
Para 74,20% dos brasileiros, nem delivery, nem take away (retira no local), nem download de produtos digitais. Nada disso atende o modelo de negócios atual.
76,12% dizem que o número de encomendas diminuiu






CORONAVÍRUS: MAIS DE 40 MIL PESSOAS PODEM TER MORRIDO NA CHINA!

     Os números de mortes pelo coronavírus na China voltam a ser questionados e podem ser até mais de dez vezes maiores do que os oficiais. 


     Estão sendo distribuídas às famílias cerca de 500 urnas por dia em sete casas funerárias de Wuhan. E a operação vai continuar até o Dia da Varredura do Túmulo, em 4 de abril de 2020, quando os moradores limpam os túmulos de seus antepassados.


     Por esse cálculo, serão mais de 40 mil urnas nos próximos dias, número mais de dez vezes maior aos divulgados pelo governo. Isso também mostra que as cinzas de 3,5 mil pessoas são distribuídas a cada 24 horas.



    Segundo o governo chinês, o vírus matou 3.182 mil pessoas na província de Hubei, o epicentro do surto, e mais de 81 mil pessoas foram infectadas.


     Mas, há investigações paralelas e até relatos de moradores de Wuhan, colocando em dúvida esses índices. 

Funcionários separam as urnas em necrotério de Wuhan     Foto Reprodução/Caixin

     Uma matéria, com fotos, publicada no site Shangaiist, no dia 27 de março, citando a agência de investigação chinesa Caixin, relata que quando os mortuários foram abertos nesta semana em Wuhan, as pessoas enfrentaram uma fila de até cinco horas para receber as cinzas de seus entes queridos mortos durante a epidemia.


   Quando os repórteres da Bloomberg procuraram os necrotérios para verificar o número de urnas que aguardavam a coleta, eles disseram que não tinham esses dados e também que não estavam autorizadas a divulgar informações.
   
   Um morador de Wuhan, de sobrenome Zhang, disse à RFA:

  “Não pode estar certo, porque os incineradores estão trabalhando 24 horas por dia; então como podem morrer tão poucas pessoas?”


   Além disso, continuam as restrições em Wuhan e os moradores não poderão sair da cidade até 8 de abril.  


   Considerando a evolução rápida do vírus em outros países ao redor do mundo, “os números da China agora parecem ainda mais suspeitos”, diz o Shangaiist.


    Afinal, os Estados Unidos superaram a China em número de casos relatados, enquanto a Itália e a Espanha registraram mais mortes.


    Alguma coisa está fora de ordem, ou não?





   

   

PAI DE MEGHAN MARKLE PEDE AO CASAL QUE VOLTE AO REINO UNIDO PARA APOIAR A RAINHA!

     O polêmico pai de Meghan Markle voltou a dar um puxão de orelhas na filha. Thomas Markle, 75 anos, insistiu que Harry, Meghan e Archie voltassem à Inglaterra para apoiar a rainha e a família real durante a pandemia de coronavírus. 


    Ele falou ao jornal britânico Mirror:


  Acho que eles deveriam estar na Inglaterra neste momento e não em Los Angeles. Podem ganhar muito dinheiro, é claro, mas quando o problema com o vírus acabar.”



     Thomas estava sem falar com a filha desde o casamento, em maio de 2018, ao qual não compareceu. No ano passado, Meghan procurou o pai e pediu que ele resolvesse a situação, mas em particular, longe da imprensa.


    Agora, Thomas pediu que Harry e Meghan entrassem em contato com ele, porque está na categoria de alto risco devido à idade e também por problemas de saúde. “É hora de Archie dizer olá ao seu avô”. 


    
  

EUA NÃO VÃO BANCAR A SEGURANÇA PESSOAL DE HARRY E MEGHAN, DIZ TRUMP!

       O presidente Donald Trump disse que os Estados Unidos não vão arcar com os custos da segurança pessoal do príncipe Harry e de Meghan Markle, que estão de mudança para o país.

   Em sua conta do Twitter neste domingo, Trump escreveu:


 “Sou um grande amigo e admirador da rainha e do Reino Unido. Foi relatado que Harry e Meghan, que deixaram o reino, residiriam permanentemente no Canadá. Agora eles deixaram o país para os EUA. No entanto, os Estados Unidos não pagarão por sua segurança. Eles devem pagar.”  



     O casal e o bebê Archie, de dez meses, viajaram a Los Angeles nesta semana, onde pretendem começar sua nova vida. Eles saíram antes que as fronteiras fossem fechadas entre os dois países por conta da pandemia de coronavírus.


    Segundo a imprensa britânica, Trump tem a palavra final sobre essa questão, porque Harry não será mais classificado na categoria de pessoa protegida internacionalmente quando se desligar da família real no dia 31 de março.   


    A saída do Canadá de Harry e Meghan foi comemorada por alguns canadenses nas mídias sociais. O país também se recusou a bancar a segurança particular deles.


  No Twitter, alguns internautas criticaram a atitude do casal:  “Harry e Meghan estão se mudando para Los Angeles. Ah, lembro quando eles disseram que não se mudariam para a América enquanto Trump fosse presidente. Hipocrisia vergonhosa”.


  Na semana passada, eles foram visitar algumas mansões de Malibu, o lugar que tem o metro quadrado mais caro do país e é o preferido das celebridades. 


    




GRADUADO PARLAMENTAR EUROPEU MORRE VÍTIMA DE CORONAVÍRUS EM PARIS!

     Um dos mais graduados políticos franceses, Patrick Devedjian, morreu neste domingo (29), vítima do coronavírus. Ele tinha 75 anos.


    Devedjian, presidente do conselho de Hauts-de-Seine, estava internado desde quarta-feira em um hospital particular ao sul de Paris. Há três dias, ele postou no Twitter que estava “cansado, mas estável”.


    Pai de quatro filhos, o ex-ministro não tinha nenhum outro problema de saúde grave, segundo o jornal Daily Mail.


     Um membro da família disse que sua condição se agravou no sábado. “Os médicos decidiram colocá-lo em coma artificial, mas não sobreviveu”. 


    Ele foi um republicano que ocupou vários cargos ministeriais no governo dos ex-presidentes Chirac e Nicolas Sarkozy.


   Há vários parlamentares europeus infectados pelo Covid-19, entre eles o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.


 





CHINESES DE HUBEI ENTRAM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA PARA SAIR DA CIDADE!

     Os vídeos surgiram na internet na madrugada deste sábado (28): centenas de chineses se revoltaram perto da cidade de Wuhan, quando foram informados pela polícia de que não poderiam viajar para outros lugares da China. 


    Depois de dois meses de uma quarentena radical por conta do coronavírus, eles queriam sair da cidade, capital da província de Ubei e que foi o epicentro da pandemia.


    As imagens, divulgadas pela Free Asia no Twitter, mostram uma multidão derrubando uma van da polícia em uma ponte, que liga Wuhan, capital da província de Hubei, à vizinha Jiangxi.

     Irritados com as restrições, eles partiram para cima do dos policiais enfileirados na entrada da ponte, que se protegiam com escudos.     


     O sábado também foi o primeiro dia em que as autoridades permitiram que pessoas, vindas de outros lugares do país, entrassem em Wuhan.


     A estação ferroviária ficou lotada, mas os moradores de Wuhan não podem sair da cidade até 8 de abril e a grande maioria das lojas ainda está fechada. 


     Embora, o Partido Comunista Chinês tenha decretado vitória no combate ao vírus, a rotina no país não voltou ao normal e ainda existem restrições severas de circulação, mesmo em outras cidades.  






CORONAVÍRUS NA REALEZA: MORRE A PRINCESA MARIA TEREZA, DA ESPANHA!

      A princesa Maria Teresa, da Espanha, morreu aos 86 anos após testar positivo para o coronavírus. Ela pertencia à família real Bourbon-Parma.


    A notícia foi dada neste sábado (28) pelo seu irmão mais novo, o príncipe Sixtus Henry de Bourbon.


     Ela nasceu em Paris, em 28 de julho de 1933, filha do príncipe Xavier e Madeleine de Bourbon, que tiveram seis filhos. Eles são membros da Casa de Bourbon-Parma, um ramo da família real espanhola.

A princesa Maria Tereza quando jovem      Foto Pinterest



    Maria Tereza não teve filhos, mas deixa um grande número de sobrinhos, incluindo o príncipe Carlos de Bourbon-Parma, o duque de Parma e Piacenza, a princesa Margarita e o príncipe Jaime.

   Outros membros da realeza testados positivo são o príncipe Charles, 71 anos, em quarentena na Escócia, e o príncipe Albert 2º de Mônaco, isolado nas dependências do palácio real.


   No Reino Unido, o vírus já matou 435 pessoas e infectou 8,2 mil. Enquanto isso, na Espanha, mais de 72 mil pessoas foram infectadas e cerca de 12 mil, curadas.   
         






OBESOS ESTÃO NO GRUPO DE RISCO E GANHAM ORIENTAÇÃO ONLINE NAS REDES SOCIAIS

     Muito tem sido falado sobre os cuidados com os idosos nesta pandemia de coronavírus. Mas, há um grupo de risco que merece atenção também: os obesos.
     
    Segundo a revista científica The Lancelot, de cada dez mortes por Covid-19 analisadas, seis dos pacientes tinham hipertensão ou problemas cardíacos. A cada dez, quatro eram diabéticos. Todas doenças ligadas à obesidade. 


    Com o isolamento social, um grupo de pacientes atendidos pelos SUS se mostrou bastante vulnerável à suspensão de consultas e cirurgias para liberar os leitos aos infectados pelo vírus.


   No último final de semana, chegaram a procurar os serviços de emergência com sintomas típicos de ansiedade e depressão. E se arriscaram à contaminação ao saírem de casa.

   “A ansiedade nos primeiros dias da pandemia foi tanta que minha língua e pé ficaram dormentes e a pressão subiu. Os médicos da emergência me disseram que era ansiedade e que eu estava bem. Estou tentando pensar em coisas positivas”, conta Danielle.

     

     Para orientar os pacientes obesos, o médico Cid Pitombo, coordenador do Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Estadual Carlos Chagas, no Rio de Janeiro, montou grupos de whatsapp e vídeos nas suas redes sociais e de toda a equipe multidisciplinar.


   O resultado está sendo positivo: os vídeos tiveram mais de 100 mil visualizações em apenas uma semana. 



  “Estamos esquecendo os obesos. E a obesidade apresenta maior riscos nas epidemias de gripes do H1N1. É essencial que os pacientes obesos tenham essa consciência porque são hoje mais de 20% da população”, alerta o médico. 


   Os que precisam de orientação, podem acessar os vídeos em @drcidpitombo (instagram) e @CidPitomboCirurgiaBariátrica (Facebook). 


  

MAIS DE 3 MILHÕES DE AMERICANOS PEDEM AUXÍLIO DESEMPREGO. É UM NÚMERO RECORDE!

    A maior economia do mundo se rende ao coronavírus: 3,28 milhões de americanos solicitaram auxílio desemprego na semana passada, um número recorde no país, informa a CNN.


    Enquanto as empresas fechavam para diminuir a propagação do coronavírus, o Departamento do Trabalho americano registrava o maior número de pedidos do benefício desde que começou a coletar dados, em 1967, o maior da sua história. 


    “O surto é economicamente semelhante a um grande furacão que ocorre em todos os estados do país por semanas a fio”, disse à CNN o economista Daniel Zhao.



    Para retardar a propagação do vírus, inúmeras empresas precisam demitir ou dispensar funcionários, nem que seja temporariamente. 


    Na avaliação dos economistas, essa é a principal diferença entre o choque do coronavírus em relação a outros períodos de dificuldades econômicas: é repentino e afeta virtualmente todos os setores e modelos de negócios.


    Segundo a CNN, os economistas estimam milhões de perdas de empregos nas próximas semanas.


   Eles também acreditam que a economia americana entre em recessão no segundo trimestre e volte a crescer no final do ano, depois que diminuir a propagação do vírus. 

   





CHINA DIZ INVESTIGAR EMPRESA QUE VENDEU TESTES ‘NÃO CONFIÁVEIS’ PARA A ESPANHA

    Um grupo regulador do governo chinês disse ter aberto investigação sobre a Bioeasy, fabricante de kits de teste de coronavírus que enviou suprimentos para a Espanha, que foram descartados, informa a CNN.


   O governo espanhol disse que estava retirando 9 mil kits depois de considerar os resultados “não confiáveis”. Eles apontavam o “falso positivo”.


   A Bioeasy publicou um comunicado em sua conta de mídia social do WeChat, dizendo que as amostras podem ter sido coletadas, extraídas e manipuladas sem seguir rigorosamente as instruções da empresa, o que reduziu a precisão.


   E acrescentou que não comunicou bem as instruções aos seus clientes.


   Essa história está muito mal contada!