VIAGEM PARA TOMAR VACINA CUSTA EMPREGO DE CEO DO MAIOR FUNDO DE PENSÃO DO CANADÁ!

    Vivemos tempos de muito controle: o CEO do maior fundo de pensão do Canadá renunciou ao cargo porque foi aos Emirados Árabes, onde tomou a vacina. E desobedeceu a orientação do governo Justin Trudeau para evitar viagens internacionais.  

  Mark Machin, que administrava um fundo de US$ 377 bilhões, segundo o Bloomberg, discutiu com o conselho e nesta sexta-feira (26) entregou o cargo.

  O fundo de pensão entrou em crise na noite de quinta-feira, quando o Wall Street Journal revelou a viagem do executivo a Dubai.

  Ele foi repreendido pelo gabinete do Ministério das Finanças, que raramente comenta assuntos para proteger a independência política do fundo.

   Deixar o país não é ilegal, mas Trudeau e seus ministros alertaram repetidamente seus cidadãos para evitar viagens internacionais e criaram regras rígidas para desmotivá-las.

  A pergunta que não quer calar é: se ele tomou a vacina, voltando em tese imunizado, por que uma decisão tão extrema?

  Assustador!


PRÍNCIPE HARRY DÁ ENTREVISTA À TV AMERICANA, IRRITA O PALÁCIO E É CRITICADO POR BRITÂNICOS!

  O príncipe Harry parece que resolveu bater de frente com a avó, agora para valer. Harry apareceu em um programa da TV americana, que foi ao ar no mesmo horário em que a rainha Elizabeth fazia um importante pronunciamento à nação. 

   Harry disse disse que ele e Meghan Markle “nunca se afastaram da família real” indo para Los Angeles e culpou a imprensa por expulsá-lo do Reino Unido.

  Contou ainda ao The Late Show, em entrevista a James Corden, na CBS, que a decisão de mudar para a Califórnia foi sobre “recuar em vez de renunciar”.

   Mais uma vez, o staff real não gostou. E houve uma série de críticas por parte dos britânicos, que consideraram sua aparição na TV  inoportuna e “inútil”.

   Um dos highlights da entrevista (de 17 minutos) foi quando saiu com Corden para dar uma volta em Los Angeles, a bordo de um ônibus turístico que serve chá da tarde. Alguns britânicos não gostaram nem um pouco da história. 

  Sim, porque o programa foi ar na noite de quinta-feira (25), no momento em que a rainha fazia uma importante declaração ao país, encorajando a todos a “pensar nos outros” e tomar a vacina contra a covid-19.

  O jornal Daily Mail, citando fontes do palácio, publicou que “a presença de Harry na TV foi “inútil e causou inquietação entre os membros da realeza”, especialmente porque o príncipe Philip, avô de Harry, está internado no hospital há 11 dias, lutando contra uma infecção desagradável.”

   O príncipe também foi criticado por “ignorar” os acordos multimilionários que o casal assinou com o Spotify e a Netflix. Harry até elogiou o seriado The Crown, exibido pela plataforma de streaming, que mostrou uma imagem negativa de sua família, incluindo seus pais, Charles e Diana. 

   Sobre o seriado, Harry disse que o assistiu:

   É claro que não é estritamente preciso, mas dá uma ideia vaga desse estilo de vida e das pressões de colocar o dever e o serviço acima de tudo e o que pode resultar disso”.

   Phil Dampier, especialista em realeza, criticou a atitude de Harry.

   “Enquanto a rainha nos encoraja a pensar nos outros, ele anda por aí, em Los Angeles, e faz a absurda afirmação de que não se afastou da realeza. Em que planeta ele está? Hollywood, suponho.”

  O comentarista Richard Fitzwilliams disse ao jornal:

  “O que pensa, aparecendo neste tipo de programa e se fazendo de idiota? Ele revela que a rainha deu a Archie uma máquina de waffles no Natal. Waffle é o que ele faz. O script é pueril. É nauseante assistir os 17 minutos da entrevista”.

  Já para Robert Jobson, biógrafo do príncipe Charles e do duque de Edimburgo, “Harry é o homem que quer uma vida privada e vai a TV falar sobre sua vida privada novamente.”

   Mas, é só começo. No próximo dia 7 de março, vai ao ar, também pela CBS, a entrevista que o casal concedeu a Oprah Winfrey, considerada por Oprah “a melhor que ela fez em sua vida”.

   A saga continua!

LABORATÓRIO DA OXFORD SOFRE ATAQUE HACKER; CRIMINOSOS FALAVAM PORTUGUÊS!

    A Universidade de Oxford, na Inglaterra, confirmou nesta quinta-feira (25) que sofreu um ataque hacker na Divisão de Biologia Estrutural, informa a revista Forbes.

   A  publicação já havia revelado anteriormente que cibercriminosos  estavam exibindo acesso a vários sistemas, incluindo máquinas usadas para preparar amostras bioquímicas.

   A universidade acionou o National Cyber Security Center, filial da agência de inteligência britânica ( a GCHQ), que investiga o ataque.

  “Não houve impacto em nenhuma pesquisa clínica, pois esta não é feita no setor afetado”, disse um porta-voz da Oxford. E acrescentou que os sistemas afetados não tinham dados de pacientes. 

  Na reportagem, a Forbes conta ter sido alertada sobre a invasão por uma empresa de cybersegurança, que forneceu capturas de tela do acesso dos hackers aos sistemas da Universidade de Oxford, uma das pioneiras em pesquisas sobre o coronavírus.

  As interfaces obtidas pela revista demonstravam ser um possível equipamento de laboratório, com a capacidade de controlar bombas e pressão. Também apontavam que a violação continuou até recentemente.

  A Oxford confirmou que as máquinas hackeadas foram usadas para purificar e preparar amostrar bioquímicas, como proteínas criadas em laboratório para pesquisas. Essas amostras foram usadas nos estudos do coronavírus no laboratório.

  Assim, o ataque hacker preocupa. Uma violação desse tipo pode colocar os dados de pesquisas sob o risco de serem roubados, incluindo as da covid-19.

  Outra ameaça seria a sabotagem da pesquisa, caso os hackers tenham capacidade de mexer no fluxo de líquidos ou em outros aspectos da tecnologia de purificação.

   Para o o professor Alan Woodward, especialista em segurança cibernética da Universidade de Surrey, pelo atual interesse em estruturas moleculares na pesquisa da Covid, pode-se especular que era alguém procurando dados sobre o vírus ou a vacina, e não para sabotar pesquisas.

 FALANDO EM PORTUGUÊS

   A Hold Security, empresa que alertou a Forbes, disse ter percebido que os hackers falavam português. Algumas das outras vítimas do grupo incluem universidades brasileiras e eles também usam ransomware para extorquir algumas delas.   

  Embora não estejam diretamente envolvidos no desenvolvimento da vacina Oxford-AstraZeneca, que é o domínio do Oxford Vaccine Group e Jenner Institute, os cientistas do laboratório atacado estão investigando como as células da covid-19 funcionam e como impedir que causem danos. Isso inclui potenciais estudos para vacinas futuras. 

   A Interpol alertou em 2020 que o crime organizado provavelmente teria como alvo os envolvidos nas pesquisas e no desenvolvimento de vacinas da covid-19.

  O caso na Universidade de Oxford pode ser o primeiro exemplo significativo de tal ataque.

  “Estamos trabalhando para compreender totalmente o impacto na Universidade de Oxford, disse um porta-voz da inteligência britânica.



AUSTRÁLIA APROVA LEI PARA PAGAMENTO DE CONTEÚDO JORNALÍSTICO POR GRANDES PLATAFORMAS!

 

    Os parlamentares da Austrália aprovaram lei histórica que estabelece aos gigantes da tecnologia o pagamento pelo conteúdo jornalístico compartilhado em plataformas, como Google e Facebook.

   É o primeiro país a adotar esse tipo de lei. Segundo o governo, “ela vai garantir que as empresas de mídia e notícias sejam remuneradas pelo conteúdo produzido, o que ajudará o jornalismo de interesse público no país.”

  A criação da lei provocou uma queda-de-braço entre o parlamento australiano e o Facebook que, de início, rejeitou completamente a medida.

  Como resposta, o site bloqueou no último dia 17 todo o conteúdo jornalístico na Austrália, inclusive páginas de serviços de interesse público, como emergências, e até a sua própria página inicial. Os usuários ficaram cerca de uma semana sem poder ler ou compartilhar notícias.

  De imediato, começou uma campanha internacional para que usuários deletassem o Facebook.

  O primeiro-ministro Scott Morrisson chegou a afirmar que “as empresas de tecnologia podem estar mudando o mundo, mas não o comandam”.

  E chamou o CEO Mark Zuckerberg para negociar. Eles fecharam um acordo no último fim de semana.

   Houve algumas alterações no projeto de lei e o Facebook aceitou sob o argumento de que foram retirados os excessos.

  Nesta quarta-feira (24), o site anunciou que iria investir cerca de US$ 1 bilhão no setor de notícias.

   Agora, as gigantes de tecnologia terão o prazo de dois meses para negociar particularmente com as empresas de mídia, sem qualquer interferência do governo, que só agirá em último caso.

   Bem antes da aprovação da lei, o Google havia fechado acordos com alguns grupos de mídias do país e já está pagando pelo conteúdo que produzem.

   A iniciativa australiana deve incentivar outros países, como Canadá e França, que já estudam medidas semelhantes.  

    

    

 

COMANDO DA MADRUGADA: MAIORIA É CONTRA RESTRIÇÕES NOTURNAS EM SÃO PAULO, DIZ ENQUETE!

       Uma enquete do portal Jovem Pan, divulgada nesta quarta-feira (24), mostra que 97,1% dos ouvintes não concordam com as novas restrições anunciadas pelo governador João Dória para combater a pandemia. Apenas 3% disseram que ele está certo, revelou o programa Os Pingos nos Is.

   A partir desta sexta-feira (26), será implantado toque de recolher no Estado, entre 23h e 5h, para “evitar a disseminação do vírus”.  Só poderão funcionar no período os serviços essenciais. 

   Ele justificou a medida alegando que o Estado registrou o maior número de pacientes com covid internados em UTI desde o início da pandemia. E também disse temer que os leitos se esgotem em 22 dias.

  Mais uma vez, ele interfere no direito de ir e vir de milhares de pessoas e, principalmente na já combalida economia do Estado, sem ouvir a opinião da sociedade civil, nem oferecer análises ou estudos que justifiquem tais medidas restritivas.

  E os cidadãos já perceberam que essas medidas são ineficazes, como mostraram a enquete e a discutível política estadual de saúde ao longo de um ano. Foram inúmeras ações desastrosas. Sem falar, no desvio milionário de recursos durante a pandemia!

 Além do mais, há questões que não são respondidas, como se as pessoas não tivessem capacidade de raciocínio.

  O vírus tem hábitos noturnos? Qual o índice de infecções somente à noite? Se você está circulando sozinho em seu carro, de madrugada, poderá contaminar e ser contaminado? E, durante o dia, no transporte coletivo lotado por necessidade, o coronavírus é mais compassivo?

 Quais as cidades com maior número de casos que exigem tais medidas? E as que não têm casos, ou são excessivamente tranquilas,  por que estão entrando no pacote? Qual a lógica desse controle? 

   O mais paradoxal, entretanto, é que as restrições da fase amarela, na qual está inserida a capital paulista e várias outras cidades do Estado, já impedem o funcionamento de serviços não essenciais após às 22h justamente para evitar aglomerações. 

   Para Doria, “os comportamentos da população à noite são mais arriscados para a propagação do vírus”. Ele disse que a medida foi recomendada por médicos do governo. Mas, com base em quê? Não informa. É tudo generalizado.

   Ele está se referindo a festas, principalmente as conhecidas como pancadões nas comunidades, que continuam acontecendo desde o início da pandemia. 

  Ninguém conseguiu impedi-los até agora, assim como foi difícil interromper aos festões clandestinos de todas as classes, especialmente no Réveillon e no feriado de Carnaval.

   E os que preservam sua saúde e a dos demais, ficando em casa, acabam sofrendo as consequências por atos irresponsáveis alheios. 

   Assim, o cidadão comum estará sujeito a blitz porque o governo informou ter criado uma força-tarefa para vigiar quem está fora de casa após às 23h. Essa equipe será formada pela Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Procon.

  Segundo o governo, serão multados estabelecimentos e casas que promoverem festas e pessoas que forem reincidentes na circulação na rua sem justificativa. Os paulistas só poderão sair por motivos de saúde e trabalho. 

  E se você tiver uma emergência à noite, como uma viagem de última hora, por motivos pessoais? Deve pedir autorização à polícia?  

  Mas, para o governador não se trata de bloqueio: “É um toque de restrição, não lockdown”. 

  Boa parte da população sabe que “toque de restrição” é apenas um jogo de palavras na tentativa de tornar as medidas, sem critérios específicos, mais leves. É assim que agem os marketeiros!

     

   

  


     

PACIENTES RENAIS CRÔNICOS PEDEM AJUDA PARA CONTINUAR VIVOS!

 

   Os pacientes renais do SUS pedem socorro: com a retirada da isenção do ICMS das clínicas de diálise pelo governo de São Paulo, que existia há 20 anos por convênio nacional, a compra de insumos para a realização do tratamento subiu 18% a partir de janeiro. Isso pode inviabilizar os tratamentos do SUS.

   Se as clínicas fecharem, o doente renal não tem garantia de vida, já que precisa de diálise para eliminar as toxinas do organismo, em substituição ao rim doente.

  O tratamento, que deve ser feito de três a cinco vezes semanalmente, não pode ser interrompido. Hoje, o país tem cerca de 800 clínicas de diálise no país, a maioria conveniada pelo SUS.

  Nos últimos meses foram protocolados quatro pedidos de audiência com o governo do Estado para que o governador João Doria pudesse entender a situação difícil desses pacientes. Mas, não tiveram sucesso.

   Por isso, representantes dos pacientes e das clínicas foram nesta terça-feira (24) à Assembleia Legislativa buscar apoio dos deputados para a causa.

     “Somos mais de 140 mil pacientes renais no país, 90% deles têm seu direito à vida custeado pelo SUS. Com o fim da isenção fiscal, o impacto sobre as clínicas é estimado em R$ 100 milhões”, diz Gilson Silva, diretor geral da Abrasrenal (Associação Brasileira de Apoio à Saúde Renal).

    Disse ainda que nunca imaginou viver uma situação tão crítica. 

  “Sentimos medo o tempo todo. Somos grupo de risco da covid, mas precisamos ir a clínica semanalmente. Muitos foram contaminados, muitos morreram. E agora o tratamento que garante a nossa vida está ameaçado”, acrescenta.

   Eles também marcaram uma mobilização nacional no Twitter nesta quinta-feira (25), às 9h, pela campanha #dialisenaopodeparar, que vai envolver as principais associações de classe do setor.

   A campanha pela internet é uma forma de garantir a saúde e segurança de pacientes e profissionais de saúde que os atendem.

DIANA FICARIA ‘FURIOSA’ COM HARRY, DIZ CONFIDENTE DA PRINCESA!

 

   Se estivesse viva, a princesa Diana teria ficado “furiosa” com o comportamento “confuso” do seu filho mais novo, Harry, em relação à coroa britânica. 

    A opinião é do estilista Roberto Devorik, que foi o melhor amigo e confidente de Diana durante toda a sua vida adulta. Ele disse à revista espanhola Hola que Lady Di queria que Harry ajudasse a formatar uma “monarquia moderna”. 

   Devorik acredita também que “Meghan é o chefe da família”, enquanto Harry se comporta como “um menino que sofreu muito e acha que a esposa tem o legado de Diana. Mas ele está muito confuso”.

   O estilista revelou ainda que Lady Di disse a ele inúmeras vezes que “gostaria que seus filhos fossem príncipes de “uma coroa moderna”.

   Por outro lado, ele considera “lógica” a decisão da rainha Elizabeth de afastar o casal dos seus patrocinadores da realeza. 

   Segundo Roberto, Harry “é o neto favorito da rainha, mas ela foi forçada a colocar a monarquia em primeiro lugar. Para a Coroa, o que Harry fez é imperdoável”.

   E acrescentou:

  Você não pode morar em uma mansão na Califórnia, assinar contratos comerciais milionários e também receber dinheiro dos cofres públicos ou continuar a representar a Coroa.”

    O casal foi destituído permanentemente de suas funções na realeza na semana passada, após o período de um ano do seu desligamento da Corte e mudança para os Estados Unidos.

   De imediato, os dois emitiram uma nota declarando que ofereceriam “apoio contínuo às organizações que representaram, independente de seu papel oficial. O serviço é universal”. 

   Essa postura irritou a família real. Fontes disseram que o príncipe William ficou “muito triste e genuinamente chocado” com o comportamento do irmão em relação à rainha, classificando-o como “altamente desrespeitoso”.

    Fontes próximas à monarca disseram à imprensa britânica que “a resposta foi petulante e um insulto à rainha”. O amigo de Diana a considera “vergonhosa”.

  Para ele, “ninguém está proibindo Harry de ajudar as pessoas, mas ele não deve receber os privilégios da coroa”.

   O estilista disse ainda que a partir de agora, o príncipe Harry “terá uma vida normal, o que ele queria”.


PONTE DE DUBAI É CONSIDERADA UMA DAS MAIS BONITAS DO MUNDO!

    A Water Canal Bridge, em Dubai, foi considerada uma das pontes mais bonitas do mundo pela revista americana Conde Nast Traveller.

    Como boa parte da arquitetura da cidade dos Emirados Árabes Unidos, ela tem design moderno, arrojado e incomum.

   A passarela em forma de caleidoscópio se destaca por sua treliça revestida de alumínio, que protege os pedestres do sol intenso que brilha por lá, mas sem esconder o skyline futurista da cidade.

   Para a revista, o design inusitado de torção “evoca o movimento de cruzar de uma margem a outra”. 

   Os arquitetos que a projetaram dizem que ela representa o futuro e a visão dinâmica de Dubai, com os pedestres experimentando uma “passagem altamente etérea”. 

   A Water Canal Bridge é uma das três pontes que integram o projeto do Canal das Águas de Dubai, inaugurado na área de Jumeirah, em 2017. 

  O megaprojeto deve ser concluído em 2022, com uma ponte de 7 mil toneladas conectando duas torres gigantes. 



TRUMP PEDE À ‘SUPREMA CORTE’ DO FACEBOOK PARA ANULAR SUA SUSPENSÃO DA PLATAFORMA!

   O ex-presidente Donald Trump apelou ao Conselho de Supervisão do Facebook  – uma espécie de “suprema corte” do site – para retornar à plataforma.      

  O conselho tem 20 membros. É  co-presidido pela ex-primeira ministra da Dinamarca Helle Thorning-Schmidit e pelo ex editor-chefe do jornal britânico The Guardian Alan Rusbridger.

  Os demais membros são juristas, especialistas em direitos humanos e jornalistas.

   Nesta terça-feira, entrevistada pelo canal britânico Chanel 4 News,   Thorning-Schmidt disse que o caso estava sendo avaliado, mas que a decisão deve levar no mínimo dois meses e meio.

  “Decidimos que aceitaremos este caso ‘, disse ela, acrescentando que eles estão convidando usuários a se manifestarem. “Já recebemos milhares de comentários públicos.”

  Trump e os administradores de sua conta também enviaram ao conselho uma declaração por escrito contestando a decisão. 

  O conselho foi criado em 2020 para analisar questões polêmicas de conteúdo no site, como discurso de ódio.

  No caso Trump, o maior até agora, os membros do conselho vão discutir se foi ou não correto banir um líder mundial. A decisão final não pode ser revogada pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.

  Ele teve suas contas no Facebook e Instagram, com milhares de seguidores, suspensas depois do incidente no Capitólio, em 6 de janeiro.

  Do Twitter, ele foi também banido e, segundo declarações recentes da empresa, não tem mais volta. 

  O Facebook já disse que mantém a medida de suspensão de Trump, mas aguarda a decisão final do conselho, que foi criado como um painel “politicamente neutro”.

  Porém, já recebeu inúmeras críticas por reunir apenas representantes da esquerda.

CORRIDAS DO UBER SERÃO FILMADAS COMO MEDIDA DE SEGURANÇA!

   O Uber vai gravar as corridas em vídeos pelo celular para garantir mais segurança aos motoristas parceiros e também aos usuários. Os testes do novo serviço já estão acontecendo em Aracaju.

   A gravação será feita pelo aplicativo Sentinel, da empresa Grip Mobility. Quando pedir o carro, o passageiro será avisado que a corrida vai ser filmada. Caso não concorde, poderá recusar o serviço.

   A gravação começa e termina automaticamente durante a corrida. E o recurso deve ser escolhido na hora de chamar o carro. Uma vez iniciada a viagem, não será mais possível gravá-la. 

   Os motoristas enviam os arquivos de vídeo e áudio para um servidor, onde permanecem por 30 dias e depois são deletados.

   Segundo o Uber, todas as imagens gravadas são criptografadas. Assim, motorista e empresa não têm acesso a elas. 

   E, você, gostou da novidade?